quinta-feira, 25 de abril de 2013

Os Media na formação à distância




Os media são um meio de comunicação importante na formação à distância., tendo como função a coordenação, a cooperação e a co construção.
Os media ajudam no desenvolvimento e na evolução das comunidades. Permite a transmissão de conhecimentos, a interação social, a aprendizagem individualizada, reduzindo a distância transacional. A distância transacional é um fenómeno de natureza psicológico e pedagógico, sentido de maneira diferente pelo indivíduo. Para alguns indivíduos, a presença do professor é fundamental, enquanto para outros é mais importante o tipo de ferramentas de interação.
“Para Garrison et al (2001) o ensino presencial inclui a conceção e organização, facilitação do discurso e instrução direta.”
Para que a comunicação seja eficaz, o aluno tem de ter conhecimentos das tic, ter um professor/moderador capaz de liderar, de o orientar, deve ser autónomo, ativo, deve saber colaborar e cooperar. Os estudantes online devem possuir os meios adequados para que a comunicação seja efetuada; deve ter um professor com conhecimentos técnicos suficientes para contribuir no contexto de aprendizagem online, ser facilitador, apoiando os alunos na construção individual na aprendizagem colaborativa e cooperativa do conhecimento.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário